Roteiro Passos da Devoção
Vem pra Santa Bárbara!
Publicado em 07/06/2024 08:46 - Atualizado em 07/06/2024 09:09
Descubra os “Passos da Devoção” em Santa Bárbara - MG
Apresentamos com esse roteiro uma jornada de fé e tradição no coração de Minas Gerais. O roteiro “Passos da Devoção” em Santa Bárbara oferece uma experiência de turismo religioso, onde a devoção católica e a rica história colonial se encontram.
A fé e a religiosidade em Minas Gerais são profundamente enraizadas e permeiam a vida cotidiana de muitos mineiros.
Santa Bárbara, uma cidade aconchegante e tranquila do interior de Minas Gerais, é rica em patrimônios religiosos que guardam tesouros de estilos como o barroco mineiro, o rococó e o neoclássico.
O roteiro é um caminho de fé que leva você a conhecer nossos templos, igrejas e capelas que refletem a tradição e a mineiridade voltada para as igrejas e a fé católica. Cada parada é uma oportunidade para contemplar a beleza arquitetônica desses templos e uma possibilidade de poder conhecer um pouco da devoção tradicional do povo santa barbarense presente nesses espaços sagrados.
Nesse sentido apresentamos nesse roteiro:
- A Igreja Matriz de Santo Antônio:
Uma Igreja construída em homenagem ao Santo padroeiro da cidade.
Santo Antônio, tem um lugar especial no coração dos fiéis é um dos santos mais populares da Igreja Católica, conhecido por sua humildade, caridade e devoção a Deus.
Santo Antônio recebeu como homenagem dos bandeirantes, que eram devotos do mesmo, além da Igreja o nome do arraial que foi denominado de Arraial de Santo Antônio do Ribeirão de Santa Bárbara, que posteriormente acabou se tornando o padroeiro da cidade.
A Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada no centro histórico de Santa Bárbara é uma relíquia patrimonial histórica e cultural tanto da cidade quanto do Circuito do Ouro. Tem sua construção no começo do povoamento da região, em 1713, sendo parcialmente concluída e então somente no final do século XVIII finalizada. Ela pode ser considerada uma das mais antigas igrejas do estado. Tem como destaque seu magnífico forro da capela-mor, com pintura atribuída a Mestre Athaíde e a seus discípulos.
A Matriz de Santo Antônio possui ainda uma bela capela do Santíssimo, construída no período de transição entre os estilos barroco e rococó. Nela, podemos perceber fragmentos do antigo altar da igreja, datado de 1718. Com toda essa riqueza material e imaterial, a Matriz de Santo Antônio é considerada patrimônio histórico e artístico nacional. Entre os anos de 1998 e 2004, ela passou por um rigoroso processo de restauração, o que garante a preservação da nossa memória da fé e da religiosidade mineira característica dos tempos coloniais.
- A Igreja Nossa Senhora do Rosário:
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada na Praça Joaquim Aleixo Ribeiro – Centro – Santa Bárbara-MG, é um marco da religiosidade e da cultura local. Sua arquitetura e a pintura decorativa do interior, que retrata cinco anjos distintos representando os continentes da terra, são um convite para uma viagem no tempo.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é uma igreja construída pela irmandade dos negros escravizados, para poderem exercer sua fé, em prol da devoção a santa, uma vez que a participação em celebrações na Igreja Matriz era restrita e possui limitações para os mesmos.
- Igreja Nossa Senhora das Mercês;
A Igreja Nossa Senhora das Mercês em Santa Bárbara é um marco histórico e religioso é um testemunho vivo da fé e da devoção do povo brasileiro.
A Igreja Nossa Senhora das Mercês, com sua arquitetura deslumbrante e atmosfera tranquila, oferece um refúgio para aqueles que buscam paz e inspiração. Aqui, você pode se maravilhar com a arte sacra requintada.
Esses passos de peregrinação continuam com outros templos na região central como:
- A Capela da Arquiconfraria do Cordão de São Francisco;
- Capela do Senhor do Bom Fim e Capela Cemitério.
Templos esses que trazem consigo muita história, devoção e tradicionalismo católico deste o tempo de arraial que se mantiveram com o tempo graças a tradição mineira, reforçando a fé e a mineiridade.
Não deixe de visitar ainda o Museu Antoniano um museu devocional ao Santo Padroeiro, onde você pode aprender mais sobre a história do santo.
A jornada de fé e devoção ainda se estende aos nossos distritos com a presença:
- Igreja Matriz de Santo Amaro em Brumal;
- Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Barra Feliz;
- Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Conceição do Rio Acima e
- Igreja Nossa Senhora da Glória em Florália.
Além de apresentar esses templos em um roteiro voltado para a fé católica, os “Passos da Devoção” também homenageiam um bem imaterial do município, a encenação “Os Passos da Agonia”. Esta encenação é uma representação que encena de modo teatral da Paixão de Cristo, realizada durante a Semana Santa, que atrai visitantes de todo o país.
Visitar Santa Bárbara é uma oportunidade de vivenciar a fé e a história mineira, de se encantar com a arquitetura colonial e de se conectar com as tradições e a cultura local.
Venha para Santa Bárbara e descubra os “Passos da Devoção”. Uma jornada de fé, tradição e beleza que espera por você.
por Secretaria de Cultura e Desenvolvimento do Turismo